Cluster One - Pink Floyd

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Análise do discurso de posse da presidente Dilma Roussef- Parte 3

“Gostaria de anunciar agora o novo lema do meu governo. Ele é simples, é direto e é mobilizador. Reflete com clareza qual será a nossa grande prioridade e sinaliza para qual setor deve convergir o esforço de todas as áreas do governo. Nosso lema será: BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA!
Trata-se de lema com duplo significado. Ao bradarmos "BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA" estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano.
Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero. Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis – da creche à pós-graduação; Significa também levar a todos os segmentos da população – dos mais marginalizados, aos negros, às mulheres e  a todos os brasileiros a educação de qualidade.
Ao longo deste novo mandato, a educação começará a receber volumes mais expressivos de recursos oriundos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal. Assim, à nossa determinação política se somarão mais recursos e mais investimentos.” – A mesma educação que só piora a cada ano que passa? A educação que teve como ministro o Sr. Fernando Haddad, que é um sujeito que mal sabe escrever? Que tem hoje como ministro(nomeado recentemente pela sra. Presidente) o Cid Gomes, um sujeito sem experiência nenhuma na área e que disse que professor tem que dar aula por amor? Se a educação é prioridade, porque o ministério foi para a cota do PROS? Receber mais recursos? A educação brasileira já recebe uma montanha de dinheiro e é uma porcaria. Os países desenvolvidos tem porcentagens do PIB menores do que as nossas inclusive. O sistema educacional brasileira é FALIDO e a julgar pelos resultados, o ministério da educação tem que ser fechado PARA ONTEM.  Mas tudo isso é compreensível e até esperado, afinal, o patrono da educação brasileira é Paulo Freire.

“Vamos continuar expandindo o acesso às creches e pré-escolas garantindo para todos, o cumprimento da meta de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola. Daremos sequência à implantação da alfabetização na idade certa e da educação em tempo integral. Condição para que a nossa ênfase no ensino médio seja efetiva porque através dela buscaremos, em parceria com os estados, efetivar mudanças curriculares e aprimorar a formação dos professores. Sabemos que essa é uma área frágil no nosso sistema educacional.
O Pronatec oferecerá, até 2018, 12 milhões de vagas para que nossos jovens, trabalhadores e trabalhadoras tenham mais oportunidades de conquistar melhores empregos e possam contribuir ainda mais para o aumento da competitividade da economia brasileira. Darei especial atenção ao Pronatec Jovem Aprendiz, que permitirá às micro e pequenas empresas contratarem um jovem para atuar em seu estabelecimento.
Vamos continuar apoiando nossas universidades e estimulando sua aproximação com os setores mais dinâmicos da nossa economia e da nossa sociedade. O Ciência Sem Fronteiras vai continuar garantindo bolsas de estudo nas melhores universidades do mundo para 100 mil jovens brasileiros.” – Promessas ,promessas e mais promessas. Sobre o Pronatec: Barbaridades de dilma ,  fora as inúmeras promessas feitas pelo PT desde 2003 que jamais foram cumpridas.

“O Brasil vai continuar como o país líder, no mundo, em políticas sociais transformadoras. Aos beneficiários do Bolsa Família continuaremos assegurando o acesso às políticas sociais e a novas oportunidades de renda. Destaque será dado à formação profissional dos beneficiários adultos e à educação das crianças e dos jovens.
Com a terceira fase do Minha Casa, Minha Vida contrataremos mais 3 milhões de novas moradias, que se somam aos 2 milhões de moradias entregues até 2014 e às 1 milhão e 750 mil moradias que estão em construção e que serão entregues neste segundo mandato.” – Em relação ao “país líder”, só se for país líder em estagflação, corrupção(posição consolidada pelo petrolão e seus 20bi+), educação ruim, mortes em filas de hospitais,etc. Sobre o tal do Minha Casa, Minha Vida, deixo para o Reinaldo Azevedo responder:

“Na saúde, reafirmo nosso compromisso de fortalecer o SUS. Sem dúvida, a marca mais forte do meu governo, no primeiro mandato, foi a implantação do Mais Médicos, que levou o atendimento básico de saúde a mais de 50 milhões de brasileiros, nas áreas mais vulneráveis do nosso país. Persistiremos, ampliando as vagas em graduação e em residência médica, para que cada vez mais jovens brasileiros possam se tornar médicos e assegurar atendimento ao povo brasileiro. Neste segundo mandato, vou implantar o Mais Especialidades para garantir o acesso resolutivo e em tempo oportuno aos pacientes que necessitem de consulta com especialista, exames e os respectivos procedimentos.”- 50 milhões? Este número foi superestimado em mais de 30 milhões (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dilma-superestima-o-numero-de-pessoas-atendidas-pelo-mais-medicos-em-mais-de-30-milhoes e http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/11/11/deu-no-wall-street-journal-trafico-de-medicos-escravos-adotado-por-dilma-e-o-crime-perfeito-cuba-ganha-quase-8-bilhoes-de-dolares-por-ano-e-ainda-posa-de-solidaria/ ).

“Assumo, com todas as brasileiras e brasileiros, o compromisso de redobrar nossos esforços para mudar o quadro da segurança pública em nosso país. Instalaremos Centros de Comando e Controle em todas as capitais, ampliando a capacidade de ação de nossas polícias e a integração dos órgãos de inteligência e das forças de segurança pública. Reforçaremos as ações e a nossa presença nas fronteiras para o combate ao tráfico de drogas e de armas com o Programa Estratégico de Fronteiras, realizado em parceria entre as Forças Armadas e as polícias federais, entre o Ministério de Defesa e o Ministério da Justiça.
Vou, sobretudo, propor ao Congresso Nacional alterar a Constituição Federal, para tratar a segurança pública como atividade comum de todos os entes federados, permitindo à União estabelecer diretrizes e normas gerais válidas para todo o território nacional, para induzir políticas uniformes no país e disseminar a adoção de boas práticas na área policial.” – Dilma fala de segurança pública e das fronteiras, mas o seu ministro da Defesa é ninguém menos que Jacques Wagner, homem sem nenhuma experiência na área e homem do Foro de São Paulo e puxa-saco oficial das FARCs. A criminalidade no Brasil está intimamente ligada ao narcotráfico, principalmente de crack e cocaína, e é bem sabido que os fornecedores maiores dessas drogas e de outras são as FARC e a Bolívia(os cocaleiros de Evo Morales), ambos parceiros de mais de 20 anos do Partido dos Trabalhadores no Foro de São Paulo.
Pergunto-me o que seriam essas tais “boas práticas” na área policial. Seria um tratamento carinhoso para com os bandidos, como pedem os militantes e intelectuais de esquerda nos movimentos sociais? Seria a desmilitarização das policias militares? Seria a submissão delas ao governo federal? E qualquer sujeito com um mínimo de habilidades cognitivas e de leitura consegue perceber que a grande mídia inteira está contra as polícias e as demais forças de segurança. É a “opção incondicional pelo lumpenproletariado”, consequencia inevitável da “foucaultização” e frankfurtianização da intelectualidade nacional(http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/14940-a-luta-de-classes-no-brasil.html , http://www.olavodecarvalho.org/semana/03242002zh.htm , e “Pensadores da Nova Esquerda” de Roger Scruton, pela É Realizações).

Investimos muito e em todo o país sem abdicar, um só momento, do nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, a sustentabildiade ambiental do nosso desenvolvimento. Um dado explicita este compromisso: alcançamos, nos quatro anos de meu primeiro mandato, as quatro menores taxas de desmatamento da Amazônia.
Nos últimos 4 anos, o Congresso Nacional aprovou um novo Código Florestal e implementamos o Cadastro Ambiental Rural, o CAR. Vamos aprofundar a modernização de nossa legislação ambiental e, já a partir deste ano, nos engajaremos fortemente nas negociações climáticas internacionais para que nossos interesses sejam contemplados no processo de estabelecimento dos parâmetros globais de redução de emissões.” – Novamente o uso da mentira como discurso(ocultação eleitoreira): http://www.diariodopoder.com.br/noticias/desmatamento-na-amazonia-aumentou-122-em-um-ano/ . Se de fato vocês investiram muito, investiram errado e de maneira irresponsáveis, pois agora as contas públicas estão uma bagunça descontrolada e o fantasma da inflação voltou.

“Nossa inserção soberana na política internacional continuará sendo marcada pela defesa da democracia, pelo princípio de não-intervenção e respeito à soberania das nações, pela solução negociada dos conflitos, pela defesa dos Direitos Humanos, e pelo combate à pobreza e às desigualdades, pela preservação do meio ambiente e pelo multilateralismo. Insistiremos na luta pela reforma dos principais organismos multilaterais, cuja governança hoje não reflete a atual correlação de forças global.
Manteremos a prioridade à América do Sul, América Latina e Caribe, que se traduzirá no empenho em fortalecer o Mercosul, a Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e do Caribe (Celac), sem discriminação de ordem ideológica. Agradeço, inclusive, a presença de meus queridos colegas e governantes da América Latina aqui presentes. Da mesma forma será dada ênfase a nossas relações com a África, com os países asiáticos e com o mundo árabe.
Com os Brics, nossos parceiros estratégicos globais - China, Índia, Rússia e África do Sul –, avançaremos no comércio, na parceria científica e tecnológica, nas ações diplomáticas e na implementação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e na implementação também do acordo contingente de reservas.” – Defesa da democracia?? Aonde Sra. Presidente? Os governos petistas são marcados justamente pelo alinhamento à ditaduras na política internacional, com destaques especiais à Venezuela, Cuba, Bolívia, as ditaduras socialistas da África Negra e às ditaduras islâmicas do Oriente Médio. “Manteremos a prioridade à América do Sul, América Latina e Caribe, que se traduzirá no empenho em fortalecer o Mercosul, a Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e do Caribe (Celac), sem discriminação de ordem ideológica.” – Com isso você quer dizer: Alinhamento aos governos integrantes do Foro de São Paulo e seus aliados(e boicote aos adversários, como pôde ser visto no caso de Álvaro Uribe e no impeachment de Fernando Lugo, classificado como “Golpe” pelos membros do Foro).

É de grande relevância aprimorarmos nosso relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política, científica e tecnológica, sem falar no volume de nosso comércio bilateral. O mesmo é válido para nossas relações com a União Européia e com o Japão, com os quais temos laços fecundos.
Em 2016, os olhos do mundo estarão mais uma vez voltados para o Brasil, com a realização das Olimpíadas. Temos certeza que mais uma vez, como aconteceu na Copa, vamos mostrar a capacidade de organização do Brasil e, agora, numa das mais belas cidades do mundo, o nosso Rio de Janeiro.” – Ah sim, é por isso que o Partido dos Trabalhadores vive dizendo em suas resoluções internas que condena o “imperialismo americano” e o “consenso de washington”(que nem sequer existe, pois para haver consenso de washington é preciso haver consenso EM washington). O Foro de São Paulo e Hugo Chávez então nem se fala. Basta ver as declarações do falecido ditador venezuelano e as resoluções do Foro para saber. O anti-americanismo é e sempre foi uma das bandeiras centrais.

Tudo que estamos dizendo, tudo que estamos propondo converge para um grande objetivo: ampliar e fortalecer a democracia, democratizando verdadeiramente o poder. Democratizar o poder significa lutar pela reforma política, ouvir com atenção a sociedade e os movimentos sociais e buscar a opinião do povo para reforçar a legitimidade das ações do Executivo. Democratizar o poder significa combater energicamente a corrupção. A corrupção rouba o poder legítimo do povo. A corrupção ofende e humilha os trabalhadores, os empresários e os brasileiros honestos e de bem. A corrupção deve ser extirpada.
O Brasil sabe que jamais compactuei com qualquer ilícito ou malfeito. Meu governo foi o que mais apoiou o combate à corrupção, por meio da criação de leis mais severas, pela ação incisiva e livre de amarras dos órgãos de controle interno, pela absoluta autonomia da Polícia Federal como instituição de Estado, e pela independência sempre respeitada diante do Ministério Público. Os governos e a Justiça estarão cumprindo os papéis que se espera deles: se punirem exemplarmente os corruptos e os corruptores.” – Pergunto-me o que vem a ser “democratizar” o poder, pois ao lermos as propostas da reforma política do PT e do resto da esquerda, veremos que não se trata nada mais nada menos do que o que foi feito na Venezuela: a implantação de uma ditadura disfarçada de democracia. Dilma falar sobre corrupção não faz o menor sentido. Ela está no olho do furacão do maior escandâlo de corrupção com dinheiro público da história da humanidade. Se não sabia de nada(impossível, tendo em vista as posições que ocupou nos ultimos 10 anos), é incompetente; se sabia, é corrupta. Não há escapatória. Seu governo tentou varrer pra baixo do tapete os escandâlos de corrupção, como aconteceu no caso da CPMI da petrobrás em 2014 e como está acontecendo agora com Graça Foster(blindada pela presidência contra todas as acusações), mesmo após o Ministério Público, por meio do PGR recomendar o afastamento de TODA A DIRETORIA DA EMPRESA de seus respectivos cargos. http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000724746/petrobras-janot-recomenda-demissao-de-foster-e-toda-diretoria.html e http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/procurador-geral-defende-substituicao-da-diretoria-da-petrobras.html .
E Dilma dizer que jamais compactuou com qualquer ilícito ou malfeito parece piada. Ela foi membra de alta patente de grupos terroristas(COLINA, VAR-Palmares,etc) e jamais condenou a conduta de pessoas como Marighella, Lamarca, e outros(ao contrário, ela e o seu partido exaltam essas pessoas). Inclusive ela até hoje jamais disse aonde está ou o que fez com o dinheiro que roubou do cofre do Gov. Adhemar de Barros e jamais esclareceu o caso do assassinato à bomba do Cabo Mario Kozel Filho. Além de tudo, jamais derramou uma lágrima sequer e jamais condenou os mais de 18.000 fuzilamentos feitos pelo governo revolucionário de Cuba e pelas prisões políticas de dissidentes(que ainda acontecem até hoje e que, somente esse ano, foram cerca de 8 mil) e muito menos pelas mais de 120 vítimas dos terroristas de esquerda na ditadura militar.

“A luta que vimos empreendendo contra a corrupção e, principalmente, contra a impunidade, ganhará ainda mais força com o pacote de  medidas que me comprometi durante a campanha, e me comprometo a submeter à apreciação do Congresso Nacional ainda neste primeiro semestre.
São cinco medidas: transformar em crime e punir com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstrem a origem dos seus ganhos; modificar a legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa 2; criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação; alterar a legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo o desvio de recursos públicos; e criar uma nova estrutura, a partir de negociação com o Poder Judiciário que dê maior agilidade e eficiência às investigações e processos movidos contra aqueles que têm foro privilegiado.
Em sua essência, essas medidas têm o objetivo de garantir processos e julgamentos mais rápidos e punições mais duras, mas jamais poderão agredir o amplo direito de defesa e o contraditório; jamais poderão significar a condenação prévia sem defesa de inocentes.
Estou propondo um grande pacto nacional contra a corrupção, que envolve todas as esferas de governo e todos os núcleos de poder, tanto no ambiente público como no ambiente privado.” – Nem sei o que dizer sobre esse trecho, pois até parece bom. Veremos...( engraçado é que o partido da presidente é o mais corrupto no país).











Como fiz na minha diplomação, quero agora me referir a nossa Petrobras, uma empresa com 86 mil empregados dedicados, honestos e sérios, que teve, lamentavelmente, alguns  servidores que não souberam honrá-la, sendo atingidos pelo combate à corrupção.
A Petrobras já vinha passando  por um vigoroso processo de aprimoramento de gestão. A realidade atual só faz reforçar nossa determinação de implantar, na Petrobras, a mais eficiente e rigorosa estrutura de governança e controle que uma empresa  já teve no Brasil.
A Petrobras é capaz disso e capaz de muito mais. Ela se tornou a maior empresa do mundo em capacitação técnica para a prospecção de petróleo em águas profundas. Daí resultou a maior descoberta de petróleo deste início de século – as jazidas do pré-sal -, cuja exploração, que já é realidade, vai tornar o Brasil um dos maiores produtores de petróleo do planeta.” – A Petrobrás, que já foi a maior empresa brasileira, está completamente endividada, falida, suas ações estão sempre em queda e ela é agora alvo de processos internacionais, como nos EUA e Holanda. Como bem diz a polícia federal, “uma quadrilha se instalou no seio da estatal". E se a empresa  está hoje nessa situação mais que calamitosa, é por culpa exclusiva do governo petista, pois é o executivo federal quem nomeia os diretores e os gerentes. A empresa foi alvo do loteamento político de cargos. O governo petista conseguiu fazer uma petrolífera “falir”(só não faliu porque é estatal,se fosse privada já teria falido), uma tarefa pra lá de complicada.

“Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos. Por isso, vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Vamos, principalmente, criar mecanismos que evitem que fatos como estes possam voltar a ocorrer. O saudável empenho da Justiça, de investigar e punir, deve também nos permitir reconhecer que a Petrobras é a empresa mais estratégica para o Brasil e a que mais contrata e investe no país.
Temos, assim, que saber apurar e saber punir, sem enfraquecer a Petrobras, nem diminuir a sua importância para o presente e para o futuro. Não podemos permitir que a Petrobras seja alvo de um  cerco especulativo de interesses contrariados com a adoção do regime de partilha e da política de conteúdo nacional, partilha e política de conteúdo nacional que asseguraram ao nosso povo o controle sobre nossas riquezas petrolíferas. A Petrobras é maior do que quaisquer crises e, por isso,  tem capacidade  de superá-las e delas sair mais forte.” – A Sra. Presidente fala em “predadores internos e externos”, mas não diz que predadores são esses. Seria o PT um predador interno então? Afinal,o Partido está no comando da estatal já tem 12 anos. Ela fala em “mecanismos”, mas não fala em quais são(e não consigo imaginar muito bem o que se possa fazer com uma estatal além de privatizá-la http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1754 ). OBS: Mais pra frente farei uma compilação de artigos sobre a petrobrás e o petrolão se possível.
Quem seriam os inimigos internos? Seria o tal do “Grande capital financeiro internacional”? O “imperialismo americano”? As “forças neoliberais”?

“O Brasil não será sempre um país em desenvolvimento. Seu destino é ser um país desenvolvido e justo, e é este destino que estamos construindo e buscando cada vez mais, com o esforço de todos, construir. Uma nação em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades: de estudar, trabalhar, viver em condições dignas  na cidade ou no campo. Um país que respeita e preserva o meio ambiente e onde todas as pessoas podem ter os mesmos direitos: à liberdade de informação e de opinião, à cultura, ao consumo, à dignidade, à igualdade independentemente de raça, credo, gênero ou sexualidade.
Dedicarei obstinadamente todos os meus esforços para levar o Brasil a iniciar um novo ciclo histórico de mudanças, de oportunidades e de prosperidade, alicerçado no fortalecimento de uma política econômica estável, sólida, intolerante com a inflação, e que nos leve a retomar uma fase de crescimento robusto e sustentável, com mais qualidade nos serviços públicos. Assumo aqui um compromisso com o Brasil que produz e com o Brasil que trabalha.
Reafirmo também o meu respeito e a minha confiança no Poder Judiciário, no Congresso Nacional, nos partidos e nos representantes do povo brasileiro. Reafirmo minha fé na política, na política que transforma para melhor a vida do povo. Peço aos senhores e às senhoras parlamentares que juntemos as mãos em favor do Brasil, porque a maioria das mudanças que o povo exige tem que nascer aqui, na grande casa do povo.” – A pergunta que fica é: porque não adotou essa política econômica até agora? A presidente fala como se ela e o Partido dos Trabalhadores tivessem acabado de chegar ao poder. O mesmo Congresso Nacional que Dilma comprou com 748 mil para cada parlamentar no caso da LDO? O mesmo Judiciário que o seu partido tenta desmoralizar e transformar em um puxadinho da sede do PT(nomeação de Dias Toffoli e Lewandowsky por ex.)?

“Já estive algumas vezes um pouco perto da morte e destas situações saí uma pessoa melhor e mais forte.
Sou ex-opositora de um regime de força que provocou em mim dor e me deixou cicatrizes, mas não tenho nenhum revanchismo. Mas este processo jamais destruiu em mim o sonho de viver num país democrático e a vontade de lutar e de construir este país cada vez melhor. Por isso, sempre me emociono ao dizer que eu sou uma sobrevivente. Também enfrentei doenças mas, se me permitem, quero dizer mais: pertenço a uma geração vencedora. Uma geração que viu a possibilidade da democracia no horizonte e viu ela se realizar.”- Foi ex-opositora de um regime de força em nome de um regime de força muito pior, como foi a URSS e Cuba(ainda é). Diz não ter revanchismo mas defende o fim da lei da anistia e punição para os militares indiciados pela “comissão da verdade”(que só investiga um lado). Geração que viu a democracia no Horizonte? Pergunto-me se o regime cubano é algo próximo de uma democracia. Pergunto-me também se atacar a liberdade de imprensa dia e noite é “democracia”. Só se for a tal “Democracia popular” soviética.
 Dilma no congresso do PcdoB - https://www.youtube.com/watch?v=iR9mFvScJMc
Dilma e Lula enaltecendo a revolução cubana - https://www.youtube.com/watch?v=V284HygerEM


“Essas duas características, elas me aproximam do povo brasileiro - ele também, um sobrevivente e um vitorioso, que jamais abdica de seus sonhos. Luta para realizá-los.
Deus colocou em meu peito um coração cheio de amor pela minha pátria. Antes de tudo, o que a música cantava, um coração valente, não é que a gente não tem medo de nada, a gente controla o medo. Um coração que dispara no peito com a energia do amor, do sonho e, sobretudo, com a possibilidade de construir um Brasil desenvolvido. Eu não tenho medo de proclamar para vocês que nós vamos vencer todas as dificuldades, porque temos a chave para vencê-las, vencer todas as dificuldades.” – O que se vê na verdade é o PT e Dilma com medo da justiça e do petrolão, tanto que fizeram de tudo( e conseguiram em parte) para sabotar a CPMI da petrobras e desmoralizar o juiz Sérgio Moro. A chave a qual a presidente se refere, só pode ser a incompetência e a mediocridade, pois essa foi a cara do seu governo, e essa é a cara do seu ministério e a dela própria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário